Entenda Como Funciona o BPC (Benefício de Prestação Continuada)

No texto de hoje, você descobrirá como funciona o BPC e as principais características do programa. Não deixe de acompanhar!

Anúncios


O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um programa do governo brasileiro que oferece assistência financeira a pessoas idosas e com deficiência em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Esse benefício desempenha um papel crucial para melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros. 

Como funciona o BPC?

O BPC é uma prestação mensal no valor de um salário mínimo que visa garantir a subsistência e o acesso aos direitos básicos para aqueles que não podem provar seu próprio sustento nem tê-lo fornecido por suas famílias. 

Ele é direcionado a dois grupos específicos. O primeiro deles é composto por idosos com 65 anos ou mais que não recebem nenhum tipo de benefício previdenciário, ou seja, não têm direito à aposentadoria ou pensão.

É importante ressaltar que, mesmo que uma pessoa idosa more com sua família, o BPC é individual e não interfere na renda familiar.

Anúncios

O segundo grupo, por sua vez, é composto por pessoas com deficiência.

Ele é um benefício direcionado para pessoas com deficiência de qualquer idade que apresentem impedimentos de longo prazo (pelo menos dois anos) para sua participação plena e efetiva na sociedade. 

Como solicitar o BPC
Descubra de uma maneira simples e fácil
CONTINUAR

Contudo, é necessário comprovar a incapacidade por meio de avaliação médica e social.

Principais características do BPC

Para quem deseja entender melhor como funciona o BPC, é importante conhecer suas principais características. 

Por isso, separamos este tópico para te apresentar as principais características desse programa. 

O primeiro ponto que gostaríamos de destacar é o valor. Um ponto que desperta muita curiosidade entre as pessoas que desejam receber o benefício.

O valor do BPC corresponde a um salário mínimo vigente no país. Esse valor é reajustado anualmente segundo o salário mínimo previsto pelo governo federal.

Outra característica importante que beneficia o BPC é a dispensação de contribuições.

Diferentemente de outros benefícios, como a aposentadoria, o BPC não requer contribuições prévias ao INSS. 

Ele é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade, independentemente de terem contribuído para a Previdência Social.

Além disso, o BPC é um benefício vitalício, ou seja, não há limite de tempo para recebê-lo. 

No entanto, é necessário realizar uma revisão a cada dois anos para comprovar a continuidade das condições que dão direito ao benefício.

A concessão desse benefício envolve uma avaliação social e médica. 

A avaliação social verifica as condições socioeconômicas do requerente, enquanto a avaliação médica atesta a deficiência e sua incapacidade de participação na sociedade.

Por fim, outra característica importante do Benefício de Prestação Continuada que, inclusive, deixa muita gente com dúvidas, é que, é possível acumular o BPC com outros benefícios assistenciais, como o Bolsa Família.

Contudo, a renda familiar per capita deve seguir as exigências do programa.

Neste texto, você conseguiu entender melhor como funciona o BPC, contudo, deve estar se perguntando quem tem direito e como receber o benefício.

Não se preocupe, no nosso próximo texto você descobrirá essa informação e ainda o valor exato do BPC em 2023.

Clique no botão e confira! 

Quem tem direito ao BPC
Descubra o valor do BPC em 2023
Veja como solicitar o seu benefício!
Trends