O que é comunicação assertiva? 4 dicas essenciais para desenvolver

A comunicação assertiva é um estilo de comunicação no qual uma pessoa expressa seus pensamentos, sentimentos, desejos e necessidades de maneira clara, direta e respeitosa, sem ser agressiva, passiva ou manipuladora.

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É importante que não se confunda assertividade com a agressividade, esses dois termos estão longe de significarem a mesma coisa.

Esse tipo de comunicação é ideal em todos os seus tipos de relacionamentos e em todos os âmbitos da vida.

Entenda mais sobre o que é a comunicação assertiva

A comunicação assertiva é a capacidade de um indivíduo conseguir se expressar de forma clara, direta e compreensível. E isso inclui comunicar seus pensamentos, sentimentos e opiniões.

E é justamente esse tipo de soft skill que as empresas vêm buscando hoje em dia, uma pessoa que consiga se comunicar claramente com os seus líderes e com seus outros colegas de equipe.

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Se esse profissional for líder de um time ou equipe, é ainda melhor esse tipo de comunicação.


A comunicação assertiva é particularmente valiosa para resolver conflitos de maneira construtiva, melhorar relacionamentos interpessoais, criar um ambiente de trabalho saudável e promover a compreensão mútua.

Ela evita a hostilidade e a passividade que podem surgir em outras formas de comunicação e ajuda a estabelecer relacionamentos mais saudáveis e produtivos.

Como desenvolver esse tipo de comunicação?

Para poder desenvolver a comunicação assertiva é preciso que se exercite essa prática todos os dias.

E é muito fácil se esquecer de algumas boas práticas para desenvolvimento desse tipo de comunicação, principalmente na correria do dia a dia.

1 – Pratique a escuta ativa

A escuta ativa é uma habilidade de comunicação que envolve prestar atenção de forma atenta, respeitosa e intencional ao que outra pessoa está dizendo. 

É uma técnica de comunicação que demonstra interesse genuíno pelo interlocutor e visa aprofundar a compreensão mútua durante uma conversa.

Então quando você realmente estiver prestando atenção na conversa com outra pessoa ou em alguma reunião, por exemplo, é mais difícil que sejam encontrados ruídos na comunicação.

2 – Seja objetivo

A objetividade é um ponto importante da assertividade, então quando estiver falando vá direto ao ponto.

Evite rodeios e seja claro ao expressar suas ideias, sentimentos e necessidades. Use uma linguagem direta e concisa.

3 – Tenha empatia

Mas não é por que você precisa ser claro, direto e objetivo que é preciso ser passivo agressivo ou demonstrar agressividade em suas falas.

Na verdade é muito diferente disso, uma característica desse tipo de comunicação é a empatia.

Então se coloque no lugar da outra pessoa e tente avaliar as situações pela perspectiva dos outros, mostre empatia em relação aos sentimentos do próximo e construa relacionamentos mais sólidos.

4 – Exercite o Feedback Construtivo

Quando necessário, forneça feedback de maneira construtiva e respeitosa. Isso é particularmente importante no ambiente de trabalho.

E durante esses feedbacks, se fizer sentido para a situação evite suprimir ou manipular os sentimentos. Então não rejeite ou suprima seus próprios sentimentos. Também evite usar a comunicação para manipular os outros.

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