O que é e-commerce?

Você sabe o que é e-commerce? Nós usamos eles todos os dias para milhares de compras que chegam em nossas portas em questão de dias, mas não sabemos o que realmente são.

Anúncios

Saiba o que é e-commerce

Entender o que é um e-commerce, é importante para quem usa e principalmente para quem pensa em lucrar com essa forma de comércio.

Também conhecido como comércio eletrônico, o e-commerce é um tipo de transação comercial feita totalmente online. Nesse modelo as empresas vendem online enquanto os comerciantes compram dessa mesma forma.

O e-commerce envolve uma série de atividades que permitem a realização das transações online, incluindo a criação de uma loja virtual em um site onde os produtos ou serviços são exibidos

Envolve também a integração de sistemas de pagamento eletrônico para processar as transações financeiras, e forma dos produtos ou serviços aos clientes.

Anúncios

Com as pessoas passando cada vez mais tempo em casa e principalmente na internet, os e-commerces explodiram e se tornaram uma ferramenta de uso diário.

Como funcionam?

O e-commerce é uma plataforma que permite aos vendedores comercializarem produtos ou serviços através da internet.

E não podemos deixar de falar que o e-commerce não funciona da mesma forma que uma loja virtual ou um marketplace.

Uma loja virtual, por exemplo, é uma parte do que seria um e-commerce, enquanto o marketplace é uma plataforma para várias empresas e não apenas uma.

Tipos de e-commerce

Ainda falando sobre o e-commerce, existem alguns tipos que se destacam no mercado, e se você pensa em abrir o seu, é importante conhecer esses formatos.

B2C

O B2C, também conhecido como Business to Consumer, se refere ao comércio eletrônico feito de empresas para seus consumidores finais.

Nesse tipo de e-commerce, as empresas vão vender diretamente para os seus clientes por meio de suas lojas e plataformas. Sendo um dos tipos mais comuns, por exemplo, a loja da Imaginarium, Renner e outras.

B2B

Já o B2B, é o business to business, são comercializações realizadas entre empresas. Nesse caso as vendas acabam sendo mais complexas e envolvem várias pessoas, já que tendem a ser volumosas.

D2C

Outro modelo é o Direct to Consumer, voltado para marcas e fabricantes que vendem diretamente para seus consumidores. Sem uma loja como intermediário, mas ainda assim por meio do e-commerce.

Como criar um e-commerce

Criar um comércio eletrônico pode ser algo complexo e desafiador, mas que no futuro poderá se tornar recompensador.

E tudo começa no planejamento, é ele quem vai ditar todos os próximos passos do nascimento do seu e-commerce. E o planejamento envolve os objetivos, o tipo de e-commerce, público alvo, produtos que serão ofertados e muitas outras informações.

Definido tudo o que for necessário no planejamento você poderá passar para a próxima etapa, a de escolha da plataforma. E hoje em dia existem várias, como a Shopify ou WooCommerce.

Depois da escolha da plataforma vem a criação do site, design e cadastro de produtos para a venda, é claro.

Lembre-se de configurar o site pensando na segurança, monte uma política e padrão de vendas, e não esqueça de fazer testes.

Ao lançar o seu comércio eletrônico faça o marketing dele, utilize as redes sociais para fazer o lançamento e atingir mais pessoas.

Trends