Planos de carreira: 5 orientações para atingir um caminho promissor

Durante nossa vida podemos ter vários planos de carreira, na verdade, tudo vai depender de onde estamos em nossa trajetória.

Anúncios

E ter um plano de carreira é o mesmo que ter um direcionamento, um guia de formas de alcançar o seu objetivo. Você pode inclusive pensar apenas no próximo passo, ou pensar mais adiante.

O que são planos de carreira?

Os planos de carreira podem ser considerados caminhos possíveis que um funcionário ou profissional pode seguir dentro de um mercado ou de uma empresa.

Tanto a pessoa pode ter um plano de carreira pessoal, quanto a empresa pode oferecer possibilidades de crescimento dentro de sua organização.

Sendo feito pela empresa, o plano de carreira geralmente segue uma cadeia hierárquica dentro da companhia. Se você entrar como estagiário pode passar dessa posição para assistente, então para júnior e assim por diante.

Anúncios

Já em um plano de carreira pessoal, você pode definir metas como conseguir trabalhar em uma empresa específica, ganhar X na carreira, mudar de setor e outras coisas parecidas.

5 dicas para montar planos de carreira

Veja agora algumas dicas para que você possa montar planos de carreira que te levem a subir ainda mais no mercado em que você atua:

Defina metas realistas

Não defina metas impossíveis de serem alcançadas em um curto período de tempo. Parte de definir metas é pensar em prazos e no que você está disposto a fazer para alcançar isso.

Além de realistas, elas precisam ser claras e bem estruturadas. Pense em cada meta como um tópico que precisa ser destrinchado para que você possa trabalhar em cima dele.

Isso ajudará a orientar suas decisões e esforços. Certifique-se de que suas metas sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo determinado.

Continue se desenvolvendo

Não é por que você atingiu 10% das suas metas e dos planos de carreira que você pode relaxar.

É importante focar em continuar desenvolvendo suas habilidades e aprimorando conhecimentos. Sempre que possível participe de workshops, treinamentos, palestras e cursos na área em que está ou quer se aprimorar.

Faça networking

Hoje em dia o networking é muito importante para o mercado de trabalho, e não significa apenas adicionar alguém a sua rede de contatos do LinkedIn e esquecer dela.

Fazer networking envolve conversas e trocas de experiências com pessoas do mesmo ramo, ou no mesmo serviço que você.

Seja proativo

Não espere que as oportunidades venham até você. Seja proativo na busca de novos desafios e responsabilidades.

Procure projetos interessantes dentro de sua organização, ofereça-se para assumir tarefas extras e demonstre iniciativa. Isso mostrará sua disposição para crescer e contribuir de forma significativa.

Desenvolva a sua comunicação

As habilidades de comunicação e liderança são essenciais em qualquer plano de carreira.

Trabalhe no desenvolvimento dessas habilidades, buscando oportunidades de liderar projetos, aprimorando suas habilidades de apresentação e aprendendo a se comunicar de forma eficaz com colegas, superiores e subordinados.

Agora que você conhece formas de criar planos de carreira eficientes para o seu desenvolvimento profissional, dê o primeiro passo em direção ao seu futuro.

Trends