4 Estratégias de Networking no Ambiente de Trabalho

No meio corporativo escutamos as pessoas falando sobre networking e sua importância todos os dias. Mas você sabe o que é e como aplicar efetivamente no seu ambiente profissional?

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O que é o networking?

Networking é uma palavra que tem sua origem na língua inglesa, mas nós a utilizamos como parte de nosso vocabulário, principalmente no mercado de trabalho.

Mas de qualquer forma, o que esse termo significa é a habilidade de criar uma rede de contatos ou conexões.

Não apenas criar essas conexões como manter, alimentá-las e saber como utilizá-las ao seu favor.

Geralmente o networking é feito com pessoas que tenham interesses semelhantes ao seu, ou então estejam trabalhando na mesma área. Dessa forma, você pode trocar experiências, conhecimentos e informações relevantes.

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No mundo corporativo você precisa ter conexões para poder crescer profissionalmente, seja adquirindo novos conhecimentos ou tendo pessoas que possam te indicar em situações ou cargos profissionais no futuro.

Ele é como se fosse um complemento ao seu currículo, na verdade, hoje em dia se tornou tão importante quanto.

O networking pode estar diretamente ligado à famosa frase “quem não é visto não é lembrado”. Faça com que outros profissionais notem a sua presença no mercado através do networking e participação na comunidade.

4 estratégias de networking

Vamos conhecer algumas das principais estratégias de networking que você pode colocar em prática no seu dia a dia profissional.

1 – Crie um LinkedIn

O primeiro passo e o mais popular ultimamente é a criação de um perfil no LinkedIn. É através desse perfil que você pode compartilhar seus feitos profissionais, conhecimentos e opiniões.

Além disso, através de um perfil ativo nas redes, você consegue se conectar com profissionais de outras empresas e áreas. Podendo também mandar mensagens e marcar conversas.

2 – Mantenha contato

Depois de começar a fazer o networking, você vai precisar manter contato com essas pessoas.

Se você apenas fizer o contato e buscar a pessoa quando precisa de alguma coisa, vai se tornar uma relação de interesse, e o outro profissional pode não gostar muito disso.

Então tente manter uma relação, com conversas frequentes e crie realmente um laço com as pessoas, isso é crucial para que você tenha relações saudáveis no meio profissional.

3 – Vá além do seu nicho

Muitas vezes ficamos focados em apenas crescer em uma área X, mas você pode descobrir um mundo de novas possibilidades quando expande seus horizontes para novas áreas ou pessoas.

4 – Prefira qualidade sobre a quantidade

Ter vários amigos no LinkedIn pode ser legal, ou então ter o contato de inúmeros profissionais no seu celular, mas sabe o que é melhor que isso? Ter conexões reais com as quais você pode contar.

Não faça amizades no mundo corporativo apenas para alimentar um número no seu celular, faça amizades que podem gerar frutos no futuro, trazendo conhecimentos, indicações e trocando experiências valiosas.

Com essas dicas você consegue dar o pontapé inicial na sua rede de conexões de networking e abrir novas oportunidades no mercado de trabalho.

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