Como desenvolver a habilidade de resolver problemas complexos?

Desenvolver a habilidade de resolver problemas complexos, por incrível que pareça, não é uma grande preocupação por parte das pessoas.

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Isso porque, poucos entendem a importância de lidar com empecilhos, já que preferem não enfrentar obstáculos, tendo a positividade como foco.

Mas, embora tudo pareça bonito, devemos lembrar que a vida requer uma visão ampla da realidade, e os problemas estão por aí, fugir deles não resolve muita coisa.

No entanto, você sabia que essa habilidade também pode te auxiliar em crescimento profissional e pessoal? No material de hoje falaremos mais sobre isso, não perca!

Qual a importância de resolver problemas complexos?

A resolução de problemas complexos é uma habilidade muito admirada no ambiente profissional, sendo inclusive um dos requisitos para seleção de líderes e gestores.

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Por isso, para quem deseja crescer na carreira e assumir cargos de chefia, é crucial possuir competências para resolução de problemas.

Isso porque, embora ser chefe pareça “glamouroso”, na verdade, esse tipo de cargo envolve muita responsabilidade, visto que os “pepinos” do dia a dia sempre caem na mão do líder.

E, quando ninguém da equipe conseguir driblar uma questão, o chefe é o único que não tem para quem delegar, e por consequência deve trazer uma solução eficiente.

Mas, você já ouviu dizer que “pior do que ter um problema, é um problema mal resolvido”?

Essa visão existe por um simples motivo: quando uma solução não funciona, a capacidade daquele que a sugeriu passa a ser questionada, mesmo que indiretamente.

Por isso, não basta sugerir diversas coisas impensadas, uma vez que problemas complexos necessitam de planejamento, a fim de tirar a pedra do sapato o quanto antes.

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E na vida pessoal?

Você certamente já deve ter escutado falar que nunca se viu uma sociedade tão ansiosa quanto a atual, e é fato que problemas emocionais têm gerado enormes prejuízos às pessoas.

E, vale dizer que boa parte dos “gatilhos de ansiedade” ocorrem por falta de confiança em si próprio, especialmente em frente aos problemas.

Então, podemos considerar que a habilidade de resolver problemas complexos pode auxiliar, e muito, na melhora da saúde mental.

Isso porque, aquele problemão que tirava o seu sono passa a ser visto como um desafio difícil, porém, possível de resolver.

Além disso, a simples identificação do que é um problema complexo já te ajuda a não detonar sua saúde mental com coisas irrelevantes.

Dicas para desenvolver a habilidade de resolver problemas complexos

Talvez você pense que a habilidade de resolver problemas complexos é natural para aqueles que a liderança corre nas veias.

Mas, embora o espírito de liderança traga algumas contribuições, ser uma pessoa sensata e organizada oferece benefícios ainda maiores.

E, como organização e sensatez são características que podem ser desenvolvidas, podemos acreditar que a resolução de problemas difíceis é possível a todos.

Para isso, algumas dicas podem ajudar. Confira.

1. Trabalhe a ansiedade

Nossa primeira dica é focada em te ajudar a compreender que a ansiedade e resolução de problemas funcionam, na prática, como dois irmãos que não se bicam e passam o dia implicando um com o outro.

Isso porque, uma das bases da ansiedade é o medo das consequências futuras, o que paralisa e atrapalha o andamento de projetos.

Então, enquanto você não trabalhar sua ansiedade, será muito difícil encarar os grandes problemas de frente, já que a angústia te impedirá de progredir.

E, até mesmo quando conseguir progredir, dificilmente terá confiança em suas ações, já que a baixa autoestima também é uma das bases da ansiedade.

2. Aposte na organização: se possível, resolva o problema em etapas

Resolver um problema complexo pode ser difícil, já que tudo que é grande passa uma impressão de cansaço e afeta diretamente nossa confiança.

Por isso, organizar suas ideias e separar o “problemão” em etapas pode te ajudar a ver as coisas com mais clareza. Vamos a um exemplo:

O seu dia hoje vai ser cheio: você precisa organizar uma reunião com clientes, ir até o correio, preparar um relatório de 1000 palavras e ainda estar pronto (a) para a reunião até às 16:00. 

À primeira vista, parece impossível, afinal de contas, como tantas tarefas podem caber em 9 horas de trabalho?

Mas, se pensarmos com clareza e dividirmos as tarefas pelo tempo que estas ocupam, pode ficar mais fácil, veja:

  • Relatório: 1 hora
  • Preparar reunião: 2 horas
  • Ir até o correio: 2 horas 
  • Se preparar para a reunião: 30 minutos 
  • Participar da reunião: 3 horas

Ao todo, você ocupará 8:30 do seu dia, ou seja, está dentro do tempo que possui (9 horas). 

Embora esse planejamento seja apenas uma previsão, ele serve para te mostrar que é possível.

Então, busque organizar um problema em etapas que te permitam visualizar os processos como algo possível.

3. Cuidado com a procrastinação 

A procrastinação é um hábito complicado, que nos mostra a face de conforto, mas, na verdade, gera sobrecarga mental e ansiedade.

Por isso, ao lidar com um problema difícil, não o deixe para depois. Acredite: isso só servirá para ficar martelando na sua cabeça, além de te gerar culpa por saber que a questão está lá, sem solução.

Encare o problema logo de uma vez, afinal de contas, se não der para resolver de primeira, pelo menos você terá mais tempo para outras tentativas.

4. Desafie-se 

Não fuja de problemas, embora seja mais confortável evitá-los no dia a dia. Isso te gera uma postura passiva, e não te ajudará a desenvolver a resolução de problemas, ainda mais os complexos.

Somos levados a acreditar que, em nome da positividade, é sempre melhor evitar situações negativas e que geram estresse.

Mas, isso te faz sempre depender que alguém assuma o problema, trazendo a você um hábito nocivo de passividade.

Então, assuma sua parcela de responsabilidade, e saiba que, embora seja difícil, às vezes a responsabilidade é mais importante que a tranquilidade.

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5. Confie em si: acredite que tem o que precisa 

Nossa última dica é um complemento, já que a falta de confiança em si próprio detona a capacidade de resolver problemas.

Isso porque, tendemos a acreditar que existem outras pessoas mais capacitadas para lidar com a situação, e certamente não teremos as habilidades necessárias.

Mas, é importante que você entenda o seu próprio valor, e assim confie na possibilidade de resolver questões, por mais difíceis que estas sejam.

Resolver problemas complexos: saiba quando algo não está no seu quadrado 

Anteriormente demos diversas dicas, e uma delas foi sobre não assumir uma postura passiva, ao deixar a resolução de problemas complexos sempre para terceiros.

Mas, assim como é necessário se responsabilizar, saber identificar quando algo não é problema seu é tão importante quanto.

Isso porque, embora resolver problemas complexos seja importante, se tornar o “pau para toda obra” ou o “depósito de problema” dos outros pode te gerar um enorme estresse a longo prazo.

Lembre-se que para todo folgado existe um sobrecarregado, por isso, é importante saber recusar problemas que fogem da sua responsabilidade.

Isso porque, embora assumir tudo possa aparentar competência, na maior parte das vezes só traz depressão, ansiedade e problemas comuns aos sobrecarregados, e nem sempre o reconhecimento vem.

Por isso, tenha em mente que quando cada pessoa assume o seu quadrado, todos têm a possibilidade de se desenvolver, e ninguém se sobrecarrega.

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Gostou das dicas? Então, coloque-as em prática e veja sua vida mudar para melhor!

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