Como precificar um serviço de Social Media: dicas para iniciantes

O serviço de Social Media tem crescido exponencialmente, à medida que as empresas compreendem a importância do meio digital para os negócios.

Anúncios

Com isso, a demanda por profissionais que dominem a linguagem das redes sociais só cresce, o que cria uma nova opção de trabalho, que atrai especialmente os jovens.

E, o melhor de tudo é que para ser um social media não é preciso ter necessariamente uma formação específica, sendo uma profissão aberta a iniciantes.

Mas, como precificar esse tipo de serviço? Veremos a seguir 4 dicas para te ajudar nessa missão, então, não perca!

O que faz um Social Media?

Você consegue pensar em alguma empresa relevante, de qualquer área, que não esteja nas redes sociais? É bem provável que não, pois nenhuma me vem à memória também.

Anúncios

Hoje em dia o meio digital exerce enorme influência no setor de consumo, de modo que empresas que querem vender precisam estar onde o público está, ou seja, no Facebook, Instagram, YouTube, e por aí vai.

E, criar uma página nas redes sociais não é necessariamente o problema, embora exija certo profissionalismo, especialmente quando se trata de grandes marcas.

O ponto crucial da questão está na administração e alimentação dessas redes, afinal de contas, estamos na era do “quem não é visto, não é lembrado”.

Então, stories frequentes, enquetes, reels, shorts, publicações no feed e respostas aos comentários dos clientes/fãs são apenas algumas das tarefas necessárias para manter as redes ativas e relevantes.

Muito trabalho, não é? Bom, é para isso que existe o Social Media, o profissional responsável por todas essas tarefas que citamos anteriormente.

É o Social Media quem alimenta as redes, e em conjunto com o setor de marketing pode até criar estratégias para levantar o perfil, deixando-o em alta.

Então, explicando de forma básica, este é um profissional essencial para que o marketing da empresa chegue ao público.

Saiba como precificar um serviço de Social Media: 4 dicas essenciais

Quando se fala em redes sociais, a maior parte dos jovens trata como algo natural, como se já tivessem nascido sabendo postar no Instagram (e para as gerações mais novas, ouso dizer que é uma realidade).

E, se é algo natural, por vezes pode ser visto como banal, afinal de contas, por que vou pagar caro para alguém postar uma foto no Instagram, algo tão…básico?

Mas, devemos nos lembrar que o Social Media não é responsável pelo simples “postar”, e sim por trazer vida ao perfil.

Então, na verdade, o serviço consiste em criar presença na rede, por meio do contato com o público.

Por isso, certamente é um serviço que deve ser (bem) pago. Mas, como fazer essa precificação?

Vejamos algumas dicas:

1. Conheça o seu nicho de atuação 

A primeira coisa que você deve considerar ao cobrar pelo seu serviço de Social Media é sobre qual é o seu nicho de atuação.

Isso porque, um Social Media de uma marca de óculos de sol, por exemplo, certamente trabalha de forma bem diferente de um social Media de um influenciador digital.

Como os trabalhos e demandas são diferentes, os valores cobrados também são, por isso, é crucial ter noção do seu nicho, a fim de compreender quais serviços precisará prestar.

Vale dizer que muitos profissionais cobram por serviço, então, isso se torna ainda mais relevante.

2. Escolha o seu vínculo: horas, demanda, responsabilidades

Por falar nisso, outro item importante na hora de precificar um serviço de Social Media é o vínculo, ou seja, de que maneira esse serviço será prestado.

Existem 2 vínculos principais, que são: por hora, ou por demanda.

No caso do vínculo por hora, você negocia por quanto tempo deve se dedicar ao perfil em questão por dia ou semana. Por exemplo: 3 horas diárias, 5 dias por semana.

Já no vínculo por demanda você negocia quais atribuições pretende executar por determinado valor. Por exemplo: 5 posts de feed + 40 stories por semana.

A escolha do vínculo é importante para determinar valores, uma vez que o custo de 1 hora de trabalho é diferente do custo de 1 post, por exemplo.

Então, veja qual a forma mais confortável e vantajosa para você antes de se decidir.

3. Trabalhe com contrato

Essa dica, na verdade, é um complemento à dica anterior, uma vez que o contrato é importante para assegurar o acordo entre as partes.

Isso significa que, caso você decida trabalhar por hora, por exemplo, no contrato fica determinado o número de horas acordado, e o valor pago por hora.

É comum também que se determine em contrato valores adicionais, por exemplo.

Então, caso você trabalhe mais horas do que o acordo, ou faça serviços extraordinários, poderá receber adicionais, e o mesmo vale para o contrário, para caso trabalhe por menos tempo do que o acordo determina.

Vale dizer que trabalhar com contrato é essencial para trazer mais profissionalismo, e evitar aquela situação de “é só um post de Instagram”.

4. Fique de olho nos preços de mercado e se atente ao seu nível profissional 

Quando estamos iniciando em alguma profissão, especialmente nas que realizam prestação de serviço, pode ser difícil determinar um preço.

Isso porque, tendemos a acreditar que devemos cobrar mais barato por estarmos começando na profissão.

Mas, a verdade é que não precisa ser assim, e uma excelente forma de se nortear é por meio da observação de mercado.

Por isso, avalie os preços de mercado com base no seu nível de experiência e nos serviços que consegue executar.

Isso te ajudará a conseguir uma média que permita cobrar um preço competitivo, que não esteja nem acima nem abaixo do mercado.

+conheça outros erros na hora de precificar seu trabalho.

Quais os cursos necessários para se tornar um Social Media?

 Agora que você já sabe por onde começar a precificar um serviço de Social Media, resta falarmos sobre a formação do profissional.

Isso porque, já dissemos que não é preciso ter, necessariamente, um curso superior para ingressar na profissão.

No entanto, contar com algumas formações pode te ajudar a alcançar patamares mais altos na profissão, além de acessar oportunidades melhores.

Entre os cursos importantes para a área, podemos destacar:

  • Marketing;
  • Marketing digital;
  • CopyWriter;
  • Design;
  • Gestão de redes;
  • Gestão de tráfego;
  • Entre outros.

Vale dizer que hoje em dia já existem cursos livres específicos para a área de Social Media, e são muito úteis para quem deseja começar.

Portanto, agora que sabe o básico sobre a profissão, não deixe de começar a divulgar os seus serviços para conseguir bons contratos!

+Conheça habilidades importantes para crescer profissionalmente.

Trends