Como ter inteligência emocional no trabalho?

A inteligência emocional no trabalho, além das suas habilidades técnicas, é fundamental para alcançar o sucesso.

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Dessa forma, é necessário saber se portar e manter relações interpessoais saudáveis para crescer individualmente e profissionalmente.

Se você está em busca de obter inteligência emocional no trabalho, saiba mais a seguir!

O que é inteligência emocional?

Em tempos remotos, apenas as hard skills eram consideradas relevantes para quem desejava crescer no ambiente corporativo.

No entanto, a inteligência emocional se tornou uma soft skill essencial, especialmente para os gestores.

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Nos tempos atuais, o RH das empresas tendem a contratar as pessoas não apenas pelas suas habilidades técnicas, mas também pelo seu comportamento.

A inteligência emocional, portanto, se caracteriza enquanto a habilidade de conseguir lidar com as suas emoções e sentimentos, assim com os das das pessoas ao seu redor.

Diante disso, uma pessoa que tenha esta característica bem desenvolvida consegue gerenciar melhor os seus sentimentos e consequentemente minimizar danos que venham a interferir nas suas metas profissionais e pessoais.

Vale ressaltar ainda que o conceito de inteligência emocional é estabelecido a partir de um conjunto de habilidades.

O termo foi usado pela primeira vez em 1990 por pesquisadores da área da psicologia, a partir de um estudo que rejeitava a ideia de que as emoções eram um obstáculo para determinadas áreas da vida de uma pessoa.

Pelo contrário, acredita-se que ela seja fundamental em diversas esferas, especialmente quando o assunto é o ambiente de trabalho.

Com um lado emocional bem trabalhado, é possível cumprir o papel de uma boa liderança e também saber lidar com perfis diversos da sua equipe.

A importância da inteligência emocional no trabalho

Devido a popularização deste conceito, o mercado de trabalho tem enxergado com bons olhos os profissionais que possuem um maior controle das suas emoções.

Isso acontece porque acredita-se que uma pessoa emocionalmente inteligente possui autocontrole, autoconhecimento, empatia, automotivação e habilidades sociais.

Dessa forma, para alcançar o sucesso no mundo corporativo, a inteligência emocional é essencial.

Desenvolver a inteligência emocional é ainda mais útil para as pessoas que ocupam cargos de liderança, como é o caso dos gerentes e supervisores.

Como desenvolver inteligência emocional no trabalho?

Diversas pessoas destacam a necessidade de desenvolver habilidades emocionais, o que fez com que o termo esteja em alta.

Porém, como isso pode ser feito? Pode parecer complicado, mas existem diversos meios que vão te ajudar neste processo.

Entenda os seus próprios sentimentos

As habilidades emocionais são desenvolvidas a partir do conhecimento interno, logo, o primeiro passo para desenvolver inteligência emocional no trabalho é compreender a si mesmo.

Logo, trabalhar a autoconsciência é fundamental. Ao fazer isso, você passará a entender suas emoções e sentimentos, assim como compreenderá quais são os gatinhos para cada um deles.

Ao realizar essa análise do seu consciente, se torna mais simples descobrir padrões que não são benéficos.

Inteligência emocional no trabalho: trabalhe a autoconfiança

Após entender os seus sentimentos e emoções, é preciso colocar em prática as avaliações positivas sobre si.

Para desenvolver a autoconfiança, evite focar em opiniões negativas que tenha sobre as suas próprias habilidades.

No entanto, é importante enfatizar que a autoconfiança é diferente de arrogância. A humildade com o próximo é indispensável em qualquer setor.

Desenvolva empatia

Esta etapa do desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho possui correlação direta com o seu exterior.

Por isso, a empatia é um ponto que precisa ser trabalhado. É necessário estar conectado com as outras pessoas, e não apenas lidar com o restante do mundo, mas tentar compreendê-lo.

Pratique uma comunicação clara

A comunicação, seja ela verbal ou não verbal, faz parte do primeiro contato com outras pessoas. Assim, é importante que este impacto seja positivo.

Para isso, é necessário praticar formas de realizar uma comunicação clara e efetiva para evitar falhas na informação repassada.

Inteligência emocional no trabalho: Desenvolva a persuasão

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que persuasão é diferente de manipulação. A persuasão é uma competência bastante requerida a profissionais que trabalham com vendas ou atendimento ao consumidor.

A persuasão na prática, portanto, funciona, por exemplo, quando se quer cativar clientes ao mostrar benefícios de determinado produto.

Nesse caso, será preciso demonstrar todas as características que farão bem para a pessoa.

Entenda o que te estressa

No ambiente de trabalho é bastante comum lidar com situações estressantes, porém saber compreender quais são os principais gatinhos para você facilitará que essas emoções não te dominem.

Aprenda a receber críticas

Para desenvolver inteligência emocional no trabalho, também é importante aprender a receber críticas.

Para isso, comece entendendo que a evolução ocorre no conserto de erros ou na melhoria de determinados fatores.

Esteja aberto para absorver as críticas de colegas e líderes a respeito da sua atuação e encare isso para uma boa oportunidade de crescimento.

É fundamental não levar as críticas para o lado pessoal, isso porque elas são necessárias para o seu crescimento profissional.

Inteligência emocional no trabalho: Tenha uma escuta ativa

Conforme citado anteriormente, a comunicação clara cumpre um papel importante na eficiente da inteligência emocional no trabalho.

Contudo, não basta apenas saber falar bem, é necessário ainda desenvolver a escuta. Afinal, a comunicação ocorre entre duas pessoas, caso contrário, se torna um monólogo.

Faça psicoterapia

O último passo para obter inteligência emocional no trabalho consiste em procurar a ajuda de um psicólogo que vai te auxiliar a entender o funcionamento da sua mente.

Além disso, durante a psicoterapia você poderá aprender a lidar com os seus sentimentos e como eles afetam negativamente as outras pessoas.

Conclusão

O mercado de trabalho atual tem valorizado cada vez mais as soft skills, por isso, a inteligência emocional no trabalho se tornou fundamental para alcançar o sucesso.

É preciso aprender a gerenciar as suas emoções, cultivar a empatia e desenvolver habilidades sociais para se tornar um bom líder e colaborador.

Para desenvolver a inteligência emocional, é necessário focar nas etapas práticas citadas anteriormente, que vão te auxiliar a compreender os seus próprios sentimentos.

Com isso, você obterá diversos benefícios profissionais e também pessoais, sendo possível ter relações mais saudáveis e produtivas.

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