Cultura organizacional: o que é, importância e exemplos

No mundo empresarial contemporâneo, a cultura organizacional tem sido considerada um elemento fundamental para que uma empresa alcance o sucesso.

Anúncios

Essa ferramenta é importante pois permeia todas as atividades e interações organizacionais que ocorrem no mundo corporativo.

Portanto, se você deseja entender a importância de aderir a cultura organizacional na sua empresa, saiba mais a seguir!

O que é a cultura organizacional?

Os profissionais estão buscando cada vez mais oportunidades de emprego em empresas que se identifiquem com a missão, valores e propósitos de um negócio.

Diante disso, a cultura organizacional tem emergido como um dos critérios avaliativos dos melhores talentos do mercado.

Anúncios

É importante que as empresas ofereçam uma boa remuneração e benefícios para os colaboradores e, para além disso, os funcionários também desejam ter a sensação de pertencimento e enxergar que os seus objetivos convergem com a instituição.

Devido a esses fatores, entender e aplicar uma cultura organizacional que engaje os profissionais na empresa é de extrema importância para uma boa gestão de pessoas.

Para entender como aplicar este elemento no seu negócio, é preciso entender o que o termo corporativo significa.

É importante enfatizar, em primeiro lugar, que não existe uma única definição do que significa este termo, mas sim uma compreensão geral do que é vivenciado na prática.

Logo, para entender como ele se aplica no ambiente de trabalho, é necessário ter em mente o que é cultura de forma geral na sociedade.

Dessa forma, a cultura se define a partir de uma série de tradições, comportamentos, costumes, crenças, costumes, sotaques e conhecimentos de pessoas que vivem em uma determinada região.

A cultura organizacional, logo, pode ser definida como um junto de normas, crenças, diretrizes e hábitos praticados por uma empresa.

Essa cultura servirá como base para as tomadas de decisão e comportamento em todos os setores da empresa, isso porque será o espelho para os colaboradores.

Vale ressaltar ainda que a ausência de uma cultura corporativa bem estruturada pode trazer fortes impactos negativos em diversos aspectos, como na rotatividade dos funcionários e baixa produtividade.

Qual a importância da cultura organizacional?

Conforme citado anteriormente, a cultura organizacional é responsável por definir o conjunto de crenças, comportamentos e valores de uma instituição.

Sendo assim, mais do que contar com bons profissionais, a gestão dos colaboradores deve ser feita de forma correta para que eles caminhem ao lado da empresa em seu devido propósito.

Um dos principais erros das organizações é ter como foco uma cultura moderna e, no dia a dia, ter regras e exigir que os funcionários sigam comportamentos antiquados.

Outro fator bastante prejudicial da cultura moderna é divulgar que apoia a qualidade de vida do trabalhador, mas não permitir que ele tenha uma jornada flexível para que cuide da sua saúde física e mental.

Esses comportamentos criam diversas frustrações nos funcionários, que acabam desmotivados e improdutivos.

Ao definir e aplicar uma cultura organizacional, é possível que todos interajam com a companhia e compreendam corretamente a forma como a empresa se posiciona.

Essas diretrizes ainda ajudam na construção da sensação de pertencimento dos colaboradores, assim como criam um senso de responsabilidade.

Ademais, uma cultura organizacional bem estruturada resulta em menores taxas de turnover e um maior sucesso na atração de talentos, o que consequentemente aumenta a produtividade da empresa.

Entendendo a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional

Existem dois conceitos que acabam se confundindo, que consistem na cultura e clima organizacional. Apesar de estarem interligados, os seus significados se distinguem.

A cultura organizacional consiste no conjunto de diretrizes para que o colaborador entenda as condutas e hábitos da empresa.

Já o clima organizacional, por sua vez, possui relação direta com o ambiente de trabalho e com a forma com que cada profissional se sente a respeito das condições oferecidas pelo empregador.

O conceito diz respeito a satisfação do colaborador sobre o seu local de trabalho e como se sente em relação aos seus colegas.

O clima organizacional, portanto, pode ser avaliado como positivo ou negativo, uma vez que o profissional pode realizar tal análise conforme o que vivencia na sua rotina de trabalho.

Exemplos de cultura organizacional

1. Missão, Visão e Valores

Essa cultura se encontra presente em empresas que valorizam a inovação e tem como missão o compromisso com a criação de soluções inovadoras.

É necessário ter uma visão centrada na liderança do mercado através da inovação e valores que venham a incentivar a criatividade e a busca por novas ideias.

2. Comunicação aberta

A comunicação aberta é essencial para promover políticas que promovam a transparência, plataformas digitais para o compartilhamento de ideias e ainda reuniões regulares para discussões abertas.

3. Cultura organizacional: Cuidado com os funcionários

Uma boa cultura organizacional deve valorizar os funcionários e oferecer benefícios, programas de desenvolvimento profissional e reconhecimento no ambiente corporativo.

Além disso, é importante possibilitar que os colaboradores consigam estabelecer um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

4. Inovação e risco

As empresas voltadas para a inovação se tornam capazes de incentivar a experimentação e aceitar o risco.

Isso pode ser refletido em processos que venham a promover a criatividade e o tempo dedicado a projetos de pesquisa e desenvolvimento.

5. Cultura organizacional: Liderança participativa

Ainda é necessário promover uma liderança participativa que venha a envolver os funcionários nos processos decisórios para encorajar a colaboração e compartilhamento de ideias.

6. Diversidade e inclusão

Uma boa cultura organizacional valoriza a diversidade e inclusão a partir de políticas de recrutamento que tenham como objetivo a equidade.

7. Responsabilidade social

As empresas que são socialmente responsáveis podem incorporar práticas sustentáveis, como participar de programas de responsabilidade social.

8. Cultura organizacional: Foco no cliente

Por fim, se faz necessário que a cultura organizacional seja centrada no cliente, de forma a priorizar um bom atendimento e aderir aos feedbacks dos mesmos.

A mentalidade também deve ter como foco a resolução de problemas orientada para as necessidades do cliente.

Conclusão

A cultura organizacional é de extrema importância para alcançar o sucesso empresarial no mundo atual.

Ao aderir a este elemento, uma empresa consegue atrair talentos e garantir uma boa liderança que seja capaz de impulsionar a produtividade entre os colaboradores.

Trends