Escuta ativa: entenda o que é e como pôr em prática!

A escuta ativa é uma habilidade muito importante para empreendedores, líderes de equipes e qualquer pessoa que trabalha em colaboração com outras.

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Mas o que é a escuta ativa?

A escuta ativa se trata de uma habilidade de comunicação essencial que envolve ouvir atentamente, compreender, e responder de maneira apropriada às mensagens que estão sendo transmitidas por outra pessoa.

Essa é uma habilidade que deve ser trabalhada no dia a dia já que exige prática e um desenvolvimento contínuo.

Ela é fundamental em situações de conversação, seja em relacionamentos pessoais ou no ambiente de trabalho.

A escuta ativa acontece quando duas ou mais pessoas estão conversando e ambas prestam total atenção no assunto que está sendo comunicado, assim como também se interessa pelo assunto em questão.

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Mostre que você está interessado na pessoa que está falando e no que ela tem a dizer. Mantenha contato visual, acene com a cabeça e use expressões faciais para demonstrar que você está prestando atenção.

É importante dizer que você pode praticar a escuta ativa, mas as suas ações também precisam demonstrar isso, já que muito do que passamos para a outra pessoa está relacionado a nossa linguagem corporal.

Sua postura e gestos podem transmitir empatia e interesse. Mantenha uma postura aberta e receptiva.

Mostre empatia e tente compreender os sentimentos e emoções da pessoa que está falando. Isso pode envolver reconhecer suas emoções e demonstrar empatia.

E essa habilidade é uma soft skill importantíssima para profissionais que querem se dar bem no mercado de trabalho, podendo abrir várias portas e destacar diversas oportunidades.

Como colocar a escuta ativa em prática?

A habilidade da escuta ativa requer prática, não é algo que se desenvolve do dia para a noite.

Principalmente considerando que no dia a dia acabamos tendo conversas rápidas e não prestando muita atenção, principalmente por conta da correria das rotinas.

E para que você possa colocar em prática são necessárias algumas ações, como:

Evite distrações na hora da conversa

Para que você não fique tentado a mudar o foco durante a conversa com alguém, faça o possível para evitar distrações.

Então se possível fique distante do seu celular, computador, caso isso não seja possível tente tirar as notificações e foque em se concentrar na conversa que está tendo com aquela pessoa.

Não apresse o interlocutor

Não apresse o interlocutor a terminar de falar o que ele tem a te comunicar. Isso acaba sendo rude e até desrespeitoso com quem você está falando.

Dê tempo para que a conversa flua naturalmente e que ele possa ter o tempo necessário para poder falar com você.

Faça perguntas claras

Faça perguntas para esclarecer o que a pessoa está dizendo ou para obter mais detalhes. Isso demonstra seu interesse em entender completamente e tira as suas dúvidas, principalmente em conversas em que a outra parte está explicando algo.

Lembre-se de que a escuta ativa é uma habilidade que melhora com a prática. Quanto mais você a exercitar, mais eficaz se tornará em entender os outros e construir relacionamentos significativos.

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