4 ferramentas ágeis para auxiliar na distribuição de tarefas

Existem algumas ferramentas ágeis que podem ser bastante úteis para agilizar o seu negócio no momento de distribuir tarefas.

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As empresas tem buscado cada vez mais ferramentas ágeis que são capazes de agilizar os processos e ainda aumentar o nível de engajamento entre os colaboradores.

Para ajudar a distribuir as tarefas de forma ágil na sua empresa, confira a seguir algumas ferramentas essenciais!

ferramentas ágeis para auxiliar na distribuição de tarefas

Por que as ferramentas ágeis são essenciais para o seu negócio?

Os empreendedores tem utilizado cada vez mais ferramentas e metodologias que são capazes de trazer agilidade e eficiência para as tarefas da empresa.

Para isso, são utilizadas estratégias e ferramentas ágeis durante o desenvolvimento de projetos que tomam como base metodologias também ágeis.

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As metodologias ágeis consistem em um conjunto de técnicas para que sejam feitos projetos de forma eficiente em menos tempo.

Dessa forma, o seu objetivo é otimizar as etapas do trabalho, além de acompanhar a evolução das atividades, de forma a garantir que será entregue um produto de qualidade.

Exemplos metodologias ágeis

Entre as metodologias ágeis para a gestão de projetos, as seguintes se destacam:

  • Scrum: é segmentada a partir de ciclos que contam com estratégias e propõe reuniões breves. Dessa forma, o acompanhamento de cada etapa é feito diariamente, em encontros de 15 minutos;
  • Kanban: essa metodologia propõe a utilização de cartões para distribuir atividade e ainda sinalizar a produção e definir os prazos e responsáveis;

4 ferramentas ágeis essenciais para o seu negócio

Agora que você já conhece as metodologias que podem otimizar a sua empresa, vamos as ferramentas ágeis que vão auxiliar na distribuição de tarefas.

A dinâmica do mercado está cada vez mais veloz. Com isso, a tecnologia se tornou importante para companhias que querem crescer e continuar competitivas.

As 4 ferramentas ágeis a seguir vão alavancar o seu negócio:

1. Trello

O Trello funciona de forma totalmente gratuita e para iniciar a gestão do projeto, é preciso que o se crie colunas e cartões no sistema.

O sistema é bastante simples de usar e permite nitidez e alinhamento de expectativas entre os gestores, equipe de trabalho e cliente.

A partir desta ferramenta, é possível organizar o que deve ser feito, por quem e quando. Logo, a plataforma é excelente para acabar com os problemas de comunicação.

Dentro do Trello, as colunas são responsáveis por definir o status de uma tarefa e os cartões são preenchidos com as atividades que precisam ser feitas, de forma similar a um post-it.

Dessa forma, essa é uma ótima plataforma para aqueles que desejam gerenciar o fluxo de trabalho de forma visual.

2. Atlassian Jira

A Jira funciona como uma ferramenta ágil para as empresas que atuam com desenvolvimento de software.

Na plataforma, é possível criar planos de ação e acompanhar a execução. São oferecidos ainda relatórios completos que ajudam a tomada de decisão e a identificação de falhas.

É disponibilizado também um quadro de acompanhamento que conta com colunas e cartões, de forma a funcionar como uma das melhores ferramentas ágeis do mercado.

Além disso, a Jira possui painel Scrum, o que facilita a divisão de projetos completos em partes mais simples de gerenciar, permitindo a definição e acompanhamento de sprints.

3. Ferramentas ágeis: Asana

O Asana também se destaca como uma das ferramentas ágeis disponíveis no mercado. A plataforma foi criada pelo co-fundador do Facebook, Dustin Moskovitz.

A ferramenta possibilita uma gestão ágil de projeto, de forma a oferecer para a equipe uma visualização clara de seus objetivos.

Através de um layout intuitivo, a plataforma facilita a distribuição de tarefas, contribui para a priorização de determinadas atividades e ainda permite a definição do tempo para a execução.

O recursos possibilitam uma visualização completa a respeito das prioridades de cada um dos projetos.

Sendo assim, é possível que a satisfação do cliente seja maior e ainda reduz o retrabalho de ampliar a produtividade.

4. Notion

O Notion é um sistema de acompanhamento de tarefas que pode ser utilizado tanto para a organização pessoal quanto profissional.

Por meio da ferramenta, são disponibilizados os seguintes recursos:

  • Compartilhar tarefas com outras pessoas;
  • Gerenciar projetos;
  • Acompanhar o progresso das atividades;
  • Ter controle de prazo;
  • Visualização fácil de calendário e agenda;
  • Criação de lista de tarefas e checklist.

No caso da gestão de projetos e equipe, é possível acessar um template com os seus quadros e cartões.

Conclusão

É possível encontrar uma série de ferramentas ágeis no mercado que auxiliam na distribuição de tarefas de uma empresa.

Portanto, vale a pena testá-las e verificar qual melhor se encaixa com o seu tipo de negócio e equipe.

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