Auxílio creche: Como funciona e quais são seus direitos

O auxílio creche é um benefício muito procurado por pais que estão trabalhando e precisam de alguém para ficar com seus filhos pequenos.

Anúncios

E esse é um direito muito benéfico para os pais que precisam de auxílio, porém, não se trata de algo obrigatório. Vamos entender mais sobre o assunto:

O que é o auxílio creche?

Segundo a lei, o auxílio creche é um direito oferecido para as mães que possuem bebê com menos de seis meses, dessa forma eles podem ser cuidados por profissionais enquanto as mães estão trabalhando.

Então mesmo estando estipulado na lei, ainda assim é um direito e um benefício estipulado na CLT.

Na Consolidação das Leis do Trabalho consta que empresas privadas que possuem mais de 30 funcionários, devem oferecer um espaço para que as mães possam amamentar seus filhos.

Anúncios

Porém, se isso não acontece, e a empresa não tem esse espaço seguro para as mães, a empresa precisa oferecer um auxílio para creche em dinheiro.

Esse valor não pode ser retirado do salário, precisa ser um adicional para que ela possa gastar e procurar uma creche.

Geralmente esse benefício dura seis meses e pode ser estendido para mais seis meses, o que geralmente acontece.

Mas é claro que o valor e a duração vão depender do que a empresa oferece e negocia com a funcionária. É importante que a empresa leve em conta o lugar onde se localiza para que o valor do auxílio seja condizente com a realidade.

Quem tem direito?

Segundo a CLT o benefício se estende apenas às mulheres com mais de 16 anos e que trabalhem em uma empresa com mais de 30 funcionárias.

Porém, hoje em dia é de conhecimento público que o pai também tem papel importante na criação, e dependendo da situação pode ser o responsável principal da criança.

Sendo assim, algumas empresas podem escolher por conta própria estender o benefício, avaliando sempre as condições e a situação.

Então se você vem procurando emprego e acha que o auxílio creche pode ser importante no futuro, lembre-se de questionar para quem ele se estende.

Como solicitar o auxílio creche?

A solicitação do benefício deve ser feita diretamente para o RH da sua empresa, normalmente eles vão te entregar um formulário solicitando informações como valor da creche, tempo de permanência, certidão da criança e outros.

Mas é importante mencionar que o processo de solicitação pode variar de empresa para empresa, tudo vai depender da política e da forma que ela funciona internamente.

É muito necessário saber todos os seus direitos, ainda mais quando o não cumprimento deles pode acarretar em consequências para outra pessoa, ou seja, seu bebê.

O auxílio creche é uma forma de incentivar o trabalho mesmo após a paternidade e maternidade, e ainda assim apoiar os seus funcionários, já que muitos sempre voltam de licença com medo do futuro.

Isso gera benefícios tanto para empresa quanto para os funcionários, é claro. E não podemos esquecer que os funcionários são responsáveis por fazer a empresa girar.

cadastro unico
APROVEITE TAMBÉM
E conheça alguns benefícios do governo.
Trends