Infográfico: aprenda como fazer e enriquecer suas apresentações

Usar um infográfico em apresentações e campanhas publicitárias é um grande diferencial para sua marca ou estratégia de vendas, pois é uma forma clara e objetiva de transmitir conhecimento a terceiros.

Anúncios

Esse tipo de recurso é muito utilizado nas redes sociais, salas de aula, apresentações de trabalho e outros por ser uma forma didática e eficaz de ensinamento sobre determinado assunto.

Apesar de terem surgido no mundo digital há aproximadamente dez anos, algumas pessoas ainda não conhecem os infográficos e procuram informações para começar seu uso e ter sucesso. Confira a seguir o que é esse recurso e quais suas vantagens!

O que é um infográfico?

Infográfico: Alguns modelos de infográficos, de diferentes nichos
Alguns modelos de infográficos que usamos em nossos textos

O infográfico é um tipo de recurso misto com elementos textuais e visuais que ajudam na compreensão de determinados assuntos de forma fácil e recreativa.

O significado literal da palavra é gráfico de informações, mas seu conceito vai muito além, pois vários recursos podem ser usados desde que tenham o mínimo de escrita e o máximo de elementos visuais possíveis para facilitar a compreensão do assunto.

Anúncios

Esse tipo de recurso foi desenvolvido mediante o fato de que 70% das pessoas têm mais facilidade em aprender quando associa as informações e leitura com imagens cuidadosamente selecionadas.

Além disso, o fato das campanhas, notícias ou aulas terem informações escritas e desenhadas faz que públicos de todas as idades possam compreender o assunto abordado com facilidade.

Para que serve um infográfico?

Como mencionado anteriormente, os infográficos servem para ajudar o público a fixar determinados assuntos na mente, utilizando recursos visuais, gráficos e textuais.

Além disso, eles podem ser usados para fazer resumos de assuntos importantes para te ajudar a lembrar do conteúdo, fazer campanhas de conscientização sobre a saúde, fazer comparações entre dois ou mais itens, apresentar resultados e dar instruções ao público de maneira geral.

O grande diferencial desse tipo de recurso são os desenhos ou gráficos fáceis de compreender e com cores vibrantes, pois nosso cérebro tem certa facilidade em guardar informações chamativas e claras.

O simples fato de unir dois elementos em uma mesma informação, faz com que nosso cérebro trabalhe junto nos dois hemisférios, com o lado direito interpretando imagens e o lado esquerdo analisando a escrita. Isso faz com que a informação seja compreendida mais rapidamente.

Além disso, quando observamos um informativo com cores vibrantes, desenhos, escritas claras e precisas, isso logo nos chama atenção para o conteúdo, pois temos facilidade e praticidade na leitura e compreensão do assunto.

+ Quanto ganha um farmacêutico: piso salarial e tudo sobre a profissão

Por que usar os infográficos?

Pesquisas mostram que usar infográficos ajuda 90% do público a entender o assunto que precisa ser abordado, pois todos nós temos facilidade em compreender imagens coloridas.

Além de atrair nossos olhos pela beleza e riqueza de detalhes, nosso cérebro tem melhor capacidade de processamento em dados visuais, dessa forma, a informação se torna mais clara em um intervalo de tempo menor.

Que os infográficos facilitam a leitura e compreensão dos assuntos nós já sabemos, mas, existem outros motivos para usar esse tipo de recurso!

  • Fazer um resumo do assunto que precisa ser abordado
  • Sintetizar informações complexas
  • Mostrar resultados ou dar instruções e orientações às pessoas
  • Fazer comparações
  • Promover a conscientização do público sobre determinados assuntos e muito mais.

Diante dessas informações, podemos afirmar que esse recurso pode ser usado por qualquer pessoa para falar sobre diversos assuntos, basta ter criatividade para elaborar seus infográficos.

Quais são as principais características de um infográfico e quais os tipos existentes?

Os infográficos precisam ter certas características para serem considerados bons e eficazes. Algumas destas características são:

  1. Letras com fontes claras e básicas, de fácil leitura
  2. Letras grandes e de preferência na cor preta
  3. Imagens e elementos gráficos de fácil entendimento
  4. Organização dos tópicos
  5. Apresenta apenas um tema por infográfico
  6. Escrita de acordo com o tipo de público que deseja alcançar e outros

Em relação aos tipos de infográficos existentes, as variações são enormes e dependem do tipo de público e demanda. Dentre os modelos mais usados e conhecidos, podemos citar os seguintes:

Infográfico Informativo

Os infográficos informativos são aqueles que possuem informações importantes sobre determinados assuntos, e seu principal objetivo é te ajudar a lembrar tópicos importantes sobre o assunto.

Esse é um dos modelos mais genéricos e mais fáceis de serem feitos. Neles você pode usar elementos gráficos, imagens, organização por tópicos, números, cores e muito mais.

Infográficos sequenciais

São geralmente usados para mostrar ordem cronológica ou etapas de um processo. Existem muitas formas de fazer esse tipo de infográfico e você precisa ter criatividade para deixá-lo funcional e fácil de compreender.

Infográficos de campanha

Esse tipo de infográfico é um dos mais comuns, pois as campanhas de conscientização do governo brasileiro sempre usam esse tipo de informativo para atrair a atenção do público.

Como o próprio nome diz, os infográficos de campanha são práticos e mostram o tema de forma clara, muitas vezes instruindo as pessoas sobre determinadas ações que precisam ser feitas.

Na maioria dos casos, essas campanhas estão relacionadas com orientações sobre catástrofes naturais, doenças, primeiros socorros e muito mais.

Infográfico de Processos

Esse modelo explica com clareza e simplicidade alguns processos que podem ser complexos como instalações de móveis, sistemas operacionais ou até mesmo uma receita.

Além dos modelos citados acima, vários outros existem e podem ser feitos para facilitar sua vida e dos leitores.

Quais as vantagens de fazer um infográfico?

Ao ler todas as informações sobre os infográficos, podemos perceber que existem muitas vantagens neste recurso, pois seu principal objetivo é facilitar a vida de todos.

Veja a seguir as principais vantagens dos infográficos no contexto atual!

  • Manter uma leitura clara e objetiva
  • Facilitar a compreensão dos temas
  • Levar informações para toda população e todos os tipos de públicos
  • São fáceis de serem feitos
  • Podem ser usados para viralizar conteúdos na internet
  • Podem ser usados por diferentes tipos de públicos
  • Podem ser usados para ensinar determinados assuntos e muito mais.

Como fazer um infográfico perfeito?

Embora seja fácil elaborar um infográfico, você precisa ter algumas coisas em mente antes de passar as ideias para o papel, para que o conteúdo fique bom e interativo.

Organize suas ideias e esclareça qual assunto deseja abordar, pois os infográficos precisam ser fáceis e didáticos. Pense em um assunto específico e organize todas as informações relevantes.

Feito isso, procure identificar o público alvo para depois escolher as imagens e tipo de escrita a ser usada. Crie uma lógica e ordem das informações e depois escolha todos os elementos visuais e cores a serem usados no seu designer.

Conclusão

Os infográficos são um tipo de recurso que cresce cada dia mais e aprender sua importância e como fazê-los é crucial para transmitir conhecimento à população.

Diante disso, podemos afirmar que esse tipo de recurso será um grande diferencial nos próximos anos, pois a tendência é que sua fama cresça cada dia mais e com o tempo, as informações se tornem mais precisas e claras.

+ O que fazer para melhorar a concentração

Trends