Relacionamento interpessoal no trabalho: qual a importância?

Você já ouviu falar sobre o termo relacionamento interpessoal no trabalho? Isso se trata de uma soft skill que muitas empresas vêm buscando em seus candidatos, assim como inteligência emocional e outras.

Anúncios

Hoje vamos entender o que é e qual a sua importância, vamos saber também como você pode desenvolver o seu relacionamento interpessoal no trabalho.

O que é relacionamento interpessoal?

O relacionamento interpessoal se trata de um conceito utilizado principalmente na área da sociologia e psicologia para se referir a relações entre duas ou mais pessoas.

Sendo essa relação marcada pelo contexto em que se encontra, podendo ser familiar, escolar, profissional ou outros.

No caso, vamos falar principalmente sobre o relacionamento interpessoal no trabalho, mas é importante conhecer esse conceito em seu mais “puro” significado.

Anúncios

Como todo relacionamento, esse também precisa que se tenha um primeiro contato, podendo acontecer de forma natural ou planejada, no meio offline ou online.

Para que exista um relacionamento interpessoal é necessário ter pelo menos duas pessoas inseridas em um mesmo ambiente.

E é através do relacionamento interpessoal que podemos criar conexões, relações, amizades e laços com pessoas, seja para qualquer fim e em qualquer nível.

E o relacionamento interpessoal no trabalho?

O relacionamento interpessoal no trabalho é muito importante, já que afeta diretamente o ambiente profissional, a produtividade, a satisfação no trabalho e a colaboração entre os membros da equipe.

Neste meio é importante construir relações saudáveis para que o ambiente não se torne tóxico, estressante e improdutivo para os seus colaboradores e colegas.

É através de relacionamentos positivos no ambiente profissional que a colaboração e o trabalho em equipe podem ser ainda mais eficazes do que sem esse ponto específico.

É extremamente importante para que todos se sintam confortáveis para compartilhar informações, ideias e conhecimentos, e trabalhar em conjunto para atingir metas. Isso resulta em uma maior eficiência e produtividade no ambiente de trabalho.

Um clima de trabalho onde as pessoas se respeitam, se apoiam e se sentem valorizadas tende a promover o bem-estar emocional e reduzir o estresse.

Isso resulta em um ambiente mais motivador e propício para o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores.

Como trabalhar em prol de boas relações no trabalho?

Para que todos os colaboradores possam se beneficiar de um bom relacionamento interpessoal no trabalho, é necessário que a comunicação seja clara e eficaz.

Busque se comunicar de maneira assertiva, realmente ouvir os seus colegas, pedir esclarecimentos e estar aberto ao recebimento de feedback.

Seguindo essa linha de pensamento, saber trabalhar em equipe é fundamental em um ambiente colaborativo com outras pessoas.

É muito importante também demonstrar respeito pelos colegas de trabalho, independente de sua posição, cargo e da hierarquia. Todos merecem o mesmo tratamento para manutenção de um ambiente saudável.

Outra boa prática para que você possa ter um bom relacionamento interpessoal no trabalho é o reconhecimento e valorização dos trabalhos dos seus colegas. 

Você pode fazer isso com feedbacks positivos e construtivos, elogios, reconhecimento público e outras formas, fazendo com que as pessoas se sintam valorizadas.

Trends