Benefícios tangíveis: o que são e exemplos

A aplicação de benefícios tangíveis é essencial para qualquer tipo de produto ou serviço, especialmente quando se trata de posicionamento de mercado.

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Mas, se você ainda não está familiarizado com o assunto, não se preocupe, pois no material de hoje explicamos em detalhes o que são os benefícios tangíveis e como é possível aplicá-los em qualquer tipo de negócio.

Então, se deseja ver a sua marca crescer e se destacar no mercado, continue por aqui, pois falaremos sobre um passo importante para atingir esse resultado!

O que são benefícios tangíveis?

Você já parou para pensar no que realmente torna um produto famoso no mercado? Ou então, já refletiu sobre o porquê marcas que não investem tanto em propaganda ainda assim se mantêm no mercado?

Um outdoor em plena avenida ou até mesmo propagandas televisivas têm um importante papel na captação de público, mas, somente a captação não garante sucesso de mercado.

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A realidade é que o custo-benefício é o fator decisivo para uma marca ser considerada positiva para os consumidores, afinal de contas, ninguém consome um produto ou serviço pela segunda vez se este for ruim, mesmo que passe na televisão todos os dias.

E, esse custo-benefício é notado graças a um conceito básico, porém muito importante, que é o benefício tangível.

Os benefícios tangíveis são vantagens ou pontos positivos que podem ser facilmente notados ou sentidos pelo consumidor, assim que este conhece o produto/serviço.

Esses benefícios nem sempre têm relação direta com o foco do produto em si, mas, certamente tornam-se fatores decisivos na escolha de consumo dos clientes.

Por exemplo, a Rolex é uma marca de relógios de luxo, mas, os produtos que ela vende, tirando todo o glamour, são relógios, como quaisquer outros do mercado.

No entanto, para o público a Rolex não vende apenas relógios, e sim: qualidade, status social, durabilidade, matéria-prima de primeira qualidade, entre outros benefícios tangíveis.

Ao adquirir um relógio Rolex o cliente dificilmente conseguirá dizer que não vale o preço, visto que a qualidade e destaque trazidos pelo produto são óbvios.

Então, quando falamos em benefícios tangíveis nos referimos a todas as vantagens que são facilmente notadas e capazes de destacar o produto das demais opções do mercado, servindo como diferencial competitivo. 

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Benefícios tangíveis e benefícios intangíveis: entenda a diferença

Quando falamos em benefícios tangíveis a primeira dúvida que surge é sobre o conceito contrário, ou seja, o que são benefícios intangíveis?

A grande diferença entre os benefícios tangíveis e intangíveis é a subjetividade, visto que benefícios intangíveis não são óbvios, variando de acordo com a percepção pessoal.

Já um benefício tangível é aquele que é facilmente percebido, de modo que até mesmo quem opta por não consumir o produto/serviço, certamente não o faz por não reconhecer a vantagem.

Para explicar, voltaremos ao exemplo do relógio da Rolex: um exemplar da marca pode custar em torno de R$ 60.000,00. Certamente não é um preço acessível, de modo que muitas pessoas não conseguem adquirir. 

No entanto, perceba que o motivo da maior parte das pessoas não consumirem o produto da Rolex não têm relação com o benefício tangível, afinal de contas, a qualidade e a matéria-prima de qualidade são incontestáveis.

Mas, se formos citar como benefício dos relógios Rolex “preço acessível”, esse é um benefício intangível, afinal de contas, para alguém que tem um patrimônio de R$ 45 milhões pode ser um valor baixo, mas, isso não se aplica a todo o mundo.

O benefício intangível não é uma inverdade, e sim uma impressão particular, que existirá com base nas possibilidades e expectativas de cada cliente.

É importante dizer que estamos nos referindo ao conceito de benefícios tangíveis para o setor de marketing/empresarial, visto que para o setor financeiro a explicação é diferente.

Exemplos de benefícios tangíveis 

A esta altura é provável que você já tenha compreendido o que são os benefícios tangíveis, mas, a fim de fixar o conceito na sua mente, veremos agora alguns exemplos:

  • Durabilidade do item;
  • Rapidez no atendimento;
  • Matéria-prima de qualidade;
  • Qualidade acima das demais opções do mercado;
  • Experiência única (nenhuma outra empresa oferece o serviço da mesma forma);
  • Disponibilidade: é possível achar o item ou serviço com facilidade, em qualquer lugar;
  • Entre outros exemplos.

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Dicas para aplicar benefícios tangíveis no seu negócio 

Ao longo deste material te explicamos o conceito de benefícios tangíveis para negócios, pois, como vimos, este pode auxiliar na construção de um diferencial competitivo de mercado para a sua marca.

Com isso, falta apenas apresentarmos algumas dicas para aplicar o conceito de forma prática, e é justamente isso que faremos agora:

1. Desenvolva o custo-benefício do seu produto/serviço

Um produto ou serviço só se torna referência de mercado ao estabelecer diferenciais competitivos claros, ou seja, quando apresenta vantagens evidentes frente às demais opções.

Por isso, se deseja desenvolver benefícios tangíveis é fundamental desenvolver o custo-benefício do seu produto/serviço, a fim de que o diferencial dele seja incontestável.

Por exemplo: se você vende pneus, pense em como pode entregar a melhor matéria-prima, além de um serviço de excelência aos seus clientes.

Certamente isso os fará gravar o nome da sua empresa, e retornar sempre que precisarem, visto que se tornou referência em qualidade e custo-benefício.

2. Invista no marketing: muitos dos benefícios tangíveis só se nota por meio da experiência 

Ao falarmos de benefícios tangíveis devemos lembrar que boa parte só notamos após a conquista da experiência.

Afinal de contas, como o cliente pode saber que você faz a melhor limpeza de pele da cidade, se nunca fechou o serviço? Simples: por meio da estratégia de marketing certa.

Evidencie as qualidades e os diferenciais do seu produto/serviço, pois isso certamente te ajudará na captação de clientes, que é o primeiro passo para a conquista de espaço no mercado.

3. Foque em um nicho de mercado: captar todos os públicos dificilmente é possível

Por fim, devemos lembrar que, por mais que os benefícios tangíveis sejam óbvios, estes nem sempre se destinam a todas as pessoas, especialmente quando falamos de produtos e serviços de valor elevado.

Por isso, foque em um nicho, assim será mais fácil convencer o público de que o seu produto/serviço possui qualidades e diferenciais únicos no mercado.

De todo modo, estabelecer benefícios tangíveis é um trabalho complexo, que requer planejamento e desenvolvimento adequados da identidade dos produtos/serviços e da própria empresa.

Então, se deseja diferenciar a sua marca, comece o quanto antes a investir nesse conceito, pois certamente te trará bons frutos no futuro!

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